Estratégias de enfrentamento no ensino híbrido universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59057/iberoleon.20075316.202440701

Palavras-chave:

ensino universitário híbrido, estratégias de enfrentamento, estratégias pedagógicas, modalidade híbrida

Resumo

A pandemia de COVID-19 levou as universidades a fazerem mudanças repentinas na forma de ministrar as aulas. Com isso, vivenciou-se uma transformação educacional muito importante que precisa ser analisada com cuidado. Esta pesquisa foca na prática docente universitária durante a fase de transição entre a virtualidade e a presencialidade, onde ocorreram mudanças nas formas de aprender e ensinar, com a incorporação de diversas ferramentas tecnológicas que assumiram um papel de destaque nos processos educativos.

Foi utilizada uma metodologia qualitativa com grupos de discussão para conhecer as percepções de uma amostra de professores que ministraram aulas na modalidade híbrida. Foram identificadas situações estressantes associadas à atenção simultânea a estudantes presenciais e virtuais. Nesse contexto, foram identificados 12 grupos de estratégias de enfrentamento que os professores utilizaram para o desenvolvimento de seus cursos. As estratégias mais utilizadas estão relacionadas à mobilização e motivação dos estudantes, bem como à necessidade de utilizar alternativas tecnológicas diante da falha dos recursos disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abdrasheva, D., Escribens, M., Sabzalieva, E., Vieira do Nascimento, D. y Yerovi, C. (2022). ¿Reanudación o reforma?: Seguimiento al impacto global de la pandemia por COVID-19 en la educación superior tras dos años de disrupción. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000382402.

Álvarez-Cano, A.M., Bonilla-Ariza, J.B. y Perea-Castillo, M. (2021). Factores psicoambientales que afectan el aprendizaje de los estudiantes universitarios durante el confinamiento obligatorio por COVID-19. 593 Digital Publisher CEIT, 6(5), 140-158. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8143662.

Anaya-Durand, A. y Anaya-Huertas, C. (2010). ¿Motivar para aprobar o para aprender? Estrategias de motivación del aprendizaje para los estudiantes. Tecnología, Ciencia, Educación, 25(1), 5-14. https://www.redalyc.org/pdf/482/48215094002.pdf.

Area, M. y Adell, J. (2009). eLearning: Enseñar y aprender en espacios virtuales. En J. De Pablos (coord.), Tecnología Educativa. La formación del profesorado en la era de Internet (pp. 391-424). Ediciones Aljibe. https://blogs.fcecon.unr.edu.ar/asesoriapedagogica/wp-content/uploads/sites/3/2020/03/e-learning.pdf.

Atkinson, T. y Claxton, G. (2002). El profesor intuitivo. Octaedro.

Christensen C., Horn, M. y Staker, H. (2013). Is K-12 Blended Learning Disruptive? An introduction to the theory of hybrids. Clayton Christensen Institute. https://www.christenseninstitute.org/wp-content/uploads/2014/06/Is-K-12-blended-learning-disruptive.pdf.

Clark, C. y Peterson, P. (1990). Procesos de pensamiento de los docentes. En M. Wittrock (ed.), La investigación de la enseñanza, III. Profesores y alumnos (pp. 443-539). Paidós.

Clandinin, J. y Connelly, M. (1998). Stories to live by: narrative understandings of school reform, Curriculum Inquiry, 28(2), 149-164. https://www.jstor.org/stable/1180132.

Gallardo-Contreras, N.E., Nocetti de la Barra, A.V. y Muñoz-Soto, M.C. (2023). Autoeficacia en las prácticas pedagógicas de docentes en formación durante la pandemia. Revista Educación y Ciudad, 44. https://doi.org/10.36737/01230425.n44.2023.2778.

García Aretio, L. (2018). Blended learning y la convergencia entre la educación presencial y a distancia. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 21(1), 9-22. http://dx.doi.org/10.5944/ried.21.1.19683.

García Aretio, L. (2021). COVID-19 y educación a distancia digital: preconfinamiento, confinamiento y posconfinamiento. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(1), 9-32. http://dx.doi.org/10.5944/ried.24.1.28080.

Greenglass, E. y Fiksenbaum, L. (2009). Proactive coping, positive affect, and well-being. European Psychologist, 14(1), 29-39. https://doi.org/10.1027/1016-9040.14.1.29.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T. y Bond, A. (2020, 27 de marzo). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning.

Human Rights Watch. (2021, 17 de mayo). El grave impacto de la pandemia en la educación mundial. https://www.hrw.org/es/news/2021/05/16/el-grave-impacto-de-la-pandemia-en-la-educacion-mundial.

IESALC. (2020). COVID-19 y educación superior: De los efectos inmediatos al día después. Análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. http://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/04/COVID-19-060420-ES-2.pdf.

Lazarus, R. (1993). Coping theory and research: past, present and future. Psychosomatic Medicine, 55, 234-247. doi: 10.1097/00006842-199305000-00002.

López Ruiz, J.I. (1999). Conocimiento docente y práctica educativa. Ediciones Aljibe.

Lozano-Rodriguez, A., Tapia-Ruelas, C.S. y Pizá-Gutiérrez, R.I. (2020). Tendencias educativas mediadas por tecnología: hacia nuevas competencias para la enseñanza universitaria. En R. García-López, J. Angulo, A. Lozano y M. Mercado (eds.), Investigaciones sobre ambientes mediados por tecnología (pp. 321-337). CONACyT. https://www.researchgate.net/publication/340879009_Investigaciones_sobre_ambientes_educativos_mediados_por_tecnologia.

Mazzeo, N., Diosques, G. y Langer, E.D. (2022). Ser docente y hacer escuela en tiempos de pandemia desde los discursos profesorales. Revista del IICE, 51, 81-96. http://doi.org/10.34096/iice.n51.10672.

Marrero, J. (1988). Teorías implícitas y planificación del profesor [tesis de doctorado no publicada, Universidad de la Laguna]. España.

Montoya, P. y Nocetti, A. (2022). Enseñanza online y práctica reflexiva del profesorado durante la pandemia en la provincia de Concepción. Revista Realidad Educativa, 2(1), 7-38. https://doi.org/10.38123/rre.v2i1.197.

Oloriz, M., Ferrero, E. y Fernández, J. (2022). El aprendizaje activo y la bimodalidad como estrategias para mejorar el desempeño académico [conferencia]. VII Congreso Internacional y XVIII Nacional de Investigación y Servicio, Universidad Autónoma de Chapingo, México. https://www.researchgate.net/publication/366589930_EL_APRENDIZAJE_ACTIVO_Y_LA_BIMODALIDAD_COMO_ESTRATEGIAS_PARA_MEJORAR_EL_DESEMPENO_ACADEMICO.

Organización Mundial de la Salud. (2023, 5 de mayo). Declaración acerca de la decimoquinta reunión del Comité de Emergencias del Reglamento Sanitario Internacional (2005) sobre la pandemia de enfermedad por coronavirus (COVID-19) [comunicado de prensa]. https://www.who.int/es/news/item/05-05-2023-statement-on-the-fifteenth-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-coronavirus-disease-(covid-19)-pandemic.

Perrenoud, P. (2006). Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. Editorial Graó.

Perrenoud, P. (2010). Construir competencias desde la escuela. J. C. Sáez Editor.

Piña, J. M., Furlán, A. y Sañudo, L. (2003). La investigación educativa en México 1992-2002. Vol. 2: Acciones, actores y prácticas educativas. Consejo Mexicano de Investigación Educativa. https://www.comie.org.mx/doc/portal/publicaciones/ec2002/ec2002_v02.pdf.

Prince Torres, A.C. (2021). Aulas híbridas: Escenarios para transformación educativa dentro de la nueva normalidad. Podium,39, 103-120. doi:10.31095/podium.2021.39.7.

Rendón-Gil, J.G., Angulo-Armenta, J., Torres-Gastelú, C.A. y Barreras-Mendívil, R. (2020). Experiencias expresadas por profesores universitarios sobre la competencia digital docente: un estudio de caso. En R. García-López, J. Angulo, A. Lozano y M. Mercado (eds.), Investigaciones sobre ambientes mediados por tecnología (pp. 97-114). CONACyT. https://www.researchgate.net/publication/340879009_Investigaciones_sobre_ambientes_educativos_mediados_por_tecnologia.

Schön, D. (1992). La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Paidós.

Tejedor, S. (2020). Educación en tiempos de pandemia: reflexiones de alumnos y profesores sobre la enseñanza virtual universitaria en España, Italia y Ecuador. Revista Latina de Comunicación Social, 78, 19-40. https://doi.org/10.4185/RLCS-2020-1466.

The World Bank, UNESCO y UNICEF. (2021). The State of the Global Education Crisis: A Path to Recovery. https://documents.worldbank.org/en/publication/documents-reports/documentdetail/416991638768297704/the-state-of-the-global-education-crisis-a-path-to-recovery.

Vázquez, C., Crespo, M. y Ring, J.M. (2003). Estrategias de afrontamiento. En A. Bulbena, G.E. Berrios y P. Fernández (eds.), Medición clínica en psiquiatría y psicología (pp. 425-435). Masson.

Woods, P. (1998). Investigar el arte de la enseñanza. El uso de la etnografía en la educación. Paidós.

Publicado

2024-09-20

Como Citar

Cuevas de la Garza, S., Sánchez Cabañas, M. E., & Martínez Martín, L. S. . (2024). Estratégias de enfrentamento no ensino híbrido universitário. Entretextos, 16(40), 1–26. https://doi.org/10.59057/iberoleon.20075316.202440701