Contribuições ao processo educativo de crianças e jovens
Utilizar a cidade como meio, agente e conteúdo para elaborar estratégias didáticas
DOI:
https://doi.org/10.59057/iberoleon.20075316.20203468Palavras-chave:
processo educativo, estratégias didáticas, cidade, crianças, jovensResumo
A aprendizagem formal, como processo educativo intencionalmente organizado e estruturado, estende-se para além dos muros da escola, chegando até a cidade; esse espaço torna-se um recurso didático, que se desenvolve a partir do reconhecimento da trama natural e construída entre seus cidadãos. As relações e os contatos de seus habitantes nos permitem falar de aprendizagem informal; no entanto, são necessárias estratégias didáticas para garantir que esse processo educativo seja adequado.
Este trabalho tem como objetivos: 1) estabelecer estratégias didáticas voltadas para crianças e jovens para que aprendam a valorizar o cultural, ambiental e histórico de seu entorno urbano, como meio educativo; 2) apresentar exemplos que facilitem a compreensão e a aplicação dessas estratégias. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, que recorreu a fontes primárias e secundárias, para reconhecer as estratégias didáticas que têm sido empregadas na educação de crianças e jovens: o reconhecimento do contexto natural e construído da cidade, a valorização de seus elementos patrimoniais e atividades de inclusão social como meios de expressão artística no espaço público.
Downloads
Referências
Alderoqui, S. y Villalón, A. (2001). La ciudad revisitada. El espacio urbano como contenido escolar. En Alderoqui, S. y Aisenberg, B. (Coords.), Didáctica de las Ciencias Sociales II. Teorías con prácticas (pp. 101-130). Buenos Aires: Paidós.
Benítez Sánchez, M. L. (septiembre de 2014). Los lenguajes artísticos en la educación infantil: la resolución de problemas por medio del lenguaje plástico. Innovación Educativa, 14(66), pp. 103-126. Recuperado el 18 de noviembre de 2019, de http://www.scielo.org.mx/pdf/ie/v14n66/v14n66a7.pdf.
Cambil Hernández, M. E. (2015). La ciudad como recurso para la enseñanza aprendizaje del patrimonio cultural. Revista Opción, 31(3), pp. 295-319. Recuperado el 20 de diciembre de 2019, de https://www.redalyc.org/pdf/310/31045567016.pdf.
Castillo, R, Sostegno, R. y López-Arostegi, R. (2012). Arte para la inclusión y la transformación social. Bilbao: Estudios Gráficos Zure.
Cerqueira Santos, S. y De Souza, M. (2018). A educação patrimonial de programa de iniciação científica-PIC Jr como base da iniciação profissional na área de conservação e restauração. En González, S., Meda, J y Motilla, X. (Eds.), Práctica Educativa. Historia, Memoria y Patrimonio (pp. 801-808). Salamanca: Fahren House.
Congresos Internacionales de Arquitectura Moderna. (1928). La Declaración de La Sarraz. Recuperado el 1 de mayo de 2020, de http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/mais_documento.php?idVerbete=1464&idDocumento=118.
Congresos Internacionales de Arquitectura Moderna. (1933). Carta de Atenas. Recuperado el 1 de mayo de 2020, de http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Atenas%201933.pdf.
Faure, E., Herrera, F., Kaddoura, A., Lopes, H., Petrovski, A., Rahnema, M y Ward, F. (1973). Aprender a ser. La educación del futuro. Barcelona: Teide-UNESCO. Recuperado el 1 de mayo de 2020, de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000132984.
Fernández, M. y Tatjer, M. (2005). La ciudad como taller. Iber: Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia, (43), pp. 58-66.
Guzmán, A. (2020). La ciudad educa. Revista Arkin. Recuperado el 1 de mayo de 2020, de https://arkin.mx/la-ciudad-educa/.
Instituto Municipal de la Juventud de León. (2019). Programa Mura-León. Recuperado el 10 de mayo de 2020, de http://leonjoven.gob.mx/?page_id=342.
Junta de Andalucía. (2016). Programa Cuidemos La Costa. Recuperado el 1 de mayo de 2020, de https://www.juntadeandalucia.es/educacion/portals/delegate/content/1b94f412-0d7d-4bcd-ac40-a2a4b42a0e73.
Marrón Gaite, J. M. (1990). El entorno como objeto de estudio y como recurso didáctico para la enseñanza de las Ciencias Sociales en la EGB. Una experiencia de trabajo para el estudio activo del entorno social. Didáctica. Lengua y Literatura, 2, pp. 161-169. Recuperado el 10 de mayo de 2020, de https://revistas.ucm.es/index.php/DIDA/article/view/DIDA9090110161A/20328.
Romañá Blay, T. (mayo de 2014). Arquitectura y educación: perspectivas y dimensiones. Revista Española de Pedagogía, 62(228), pp. 199-220. Recuperado el 7 de enero de 2020, de https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/98238.
Santolaria Botet, A. (julio de 2014). La ciudad como recurso didáctico. Edetania: estudios y propuestas socio-educativos, 45, pp. 235-244. Recuperado el 7 de enero de 2020, de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5010796.
Trilla, J. (1993). La educación fuera de la escuela. Barcelona: Ariel.
Valiñas, J. M. ¿Cómo será la educación en el futuro? Muy Interesante, 05, pp. 44-49. Ciudad de México: Editorial Zinet Televisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Entretextos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.